terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sobremesa de Natal

Como prometi no post anterior, venho trazer agora a sobremesa que eu preparei para o Natal.

Fiz uma Torta Gelada de Bis que vi no blog Saboreando a Vida, olha aí como ela ficou.


Essa é a receita original, abaixo algumas observações minhas.

Ingredientes

300g de bolacha tipo maria 
1caixa de Bis preto 
1caixa de Bis branco

Creme preto

1 lata de leite condensado
1 barra de chocolate meio amargo (200g)
1 lata de creme de leite (300g)
1envelope de gelatina sem sabor (12g)

Creme Branco

1 lata de leite condensado
1 barra de chocolate branco (200g)
1 lata de creme de leite (300g)
1 envelope de gelatina sem sabor (12g)

Crocante de Castanhas
200g de castanhas de caju (usei nozes comuns)
5colheres de açúcar

Preparo do Crocante de Castanhas
Leve ao fogo as castanhas com as 5 colheres de açúcar e  mexa até que fique levemente dourado. Depois de retirar do fogo, continue mexendo para que as castanhas fiquem soltinhas.

Preparo da torta:

Numa forma de aro removível (26cm de diâmetro) coloque as barrinhas de chocolate Bis, lado a lado, alternando a cor preta e branca. Preencha toda a lateral da forma. Molhe as bolachas num pouco de leite e faça o fundo da torta e reserve. Derreta o chocolate branco, misture o creme de leite e o leite condensado. Dissolva a gelatina em pó, conforme instruções da embalagem, e adicione-a ao creme de chocolate e mexa bem. Deixe ficar um pouco consistente, mas não muito, senão fica difícil de espalhar. Faça o mesmo procedimento com o chocolate preto. Monte a torta espalhando uma camada de chocolate branco sobre o fundo e sobre este, espalhe uma parte do crocante de castanhas; espalhe sobre o crocante mais uma camada de bolachas molhadas no leite, creme de chocolate e assim vá alternando as camadas. Finalize com creme de chocolate branco e crocante de castanhas.
IMPORTANTE: As camadas não devem ultrapassar a altura da barrinha lateral de Bis, pois não se conseguirá desenformar a torta. Leve-a  para gelar no freezer ou congelador e depois desenforme com cuidado. Esta torta pode ser congelada por 60 dias.


OBS: Na que eu fiz não usei esse crocante de castanhas, pensei em finalizar só com o creme mesmo, mas não ficou tão bonito então tive que improvisar. Peguei uma barra de chocolate e ralei em cima da torta, aproveitei para fazer um charme e coloquei um pouco no prato também.

Ficou muito gostosa, mas não gostei muito de fazer. Prefiro fazer coisas mais práticas, essa dá muito trabalho. (a pessoa preguiçosa, rs). Mas dessa vez tenho alguns motivos para não ter gostado.
1ª fui derreter a barra de chocolate no microondas e quando vejo está saindo fumaça do microondas. O pote derreteu, furou e queimou o chocolate.
2ª na receita pede apenas para misturar os ingredientes, mas na hora achei que ficou muito estranha essa mistura, então levei um pouco ao fogo.
3ª se você coloca o creme ainda mole as bolacha sobem... se espera esfriar, o creme cria "pedaços" pois já está ficando consistente por causa da gelatina.
4ª o efeito do Bis fica lindo, mas o Bis fica horrível, fica murcho.
Depois de tudo isso já estava crente que não iria me dar bem com a receita, mas pelo contrário estava uma delícia (maridão também se surpreendeu, já tinha contado p/ todo mundo que eu tinha ficando um tempão fazendo desfazendo pois estava fazendo coisa errada, rs.).

Enfim, para as mais experientes (e menos preguiçosas) eu recomendo fazer pois fica muito bom, mas quem está começando a pilotar o fogão, melhor esperar um pouquinho, pois eu sofri hein.

E aí vão encarar?

Beijos!!!

5 comentários:

Eliane - Casinha Encantada disse...

Aie, parece uma delícia mas para mim não vai dar rsrsrs.
Minha habilidades são nulas.
Parabéns amiga, ficou linda a sua.

Bj

Eliane
acasinhaencantada

♥ Florzinha ♥ disse...

Dani, sou como você, amo fazer receitas mas sempre práticas e fáceis!
Beijos! ♥

Ana Carla Benet disse...

Mega Tênis é um jogo tipo tênis, mas tem uma raquete gigante ! Hahahaha ... é bem legal.

Essa receita parece ótima, hein ! hummmm

Gabs Pires disse...

Oi flor,
Tá rolando um sorteio no meu blog!
Passa lá e participe!
http://gabspires.blogspot.com/2010/12/sorteio-1-sorteio-do-blog-da-gabs.html

Beijos
Gabs

Ps.> A torta realmente ficou linda.
VOu pegar a receita e tentar fazer.
Te conto depois! :D

Marly disse...

Oi, Dani,

Tô rindo aqui das suas aventuras e desventuras, pra fazer a torta, rsrs. Esta torta tem lá mesmo os seus 'caprichos', rsrs. Mas não vá desistir dela, justamente agora que você pegou o jeito, né? Principalmente porque a sua ficou com uma aparência maravilhosa, parabéns, você leva jeito! Gostei inclusive de ler o relato das suas dificuldades, pois ele esclarece muita coisa para as 'novatas' que se aventurarem a fazer a torta, rsrs.

Um beijo e, desde já, votos de que você e os seus queridos tenham um ótimo Reveillon e um 2011 espetacular!
(ah, vou botar o seu link na minha relação de "quem fez receitas postadas no blog", ok?)